MODERNIZAÇÃO DA SEDE, EQUILÍBRIO FINANCEIRO E CONQUISTAS ESPORTIVAS MARCARAM A GESTÃO 2019/2021 DA COMODORIA DO CLUBE DOS JANGADEIROS

Equilíbrio financeiro, novos materiais esportivos adquiridos nos projetos do CBC, pioneirismo na geração de energia fotovoltaica, manutenção do patrimônio durante a pandemia e upgrade nos canais de comunicação enalteceram a grandeza do Jangadeiros.

A gestão 2019/2021 da Comodoria do Clube dos Jangadeiros está chegando ao final do seu período marcada por grandes desafios, muito trabalho e conquistas relevantes que contribuíram para o crescimento do clube durante os três anos de administração.

A organização e o planejamento para realizar iniciativas que agregassem ao crescimento do clube, bem como o investimento na modernização da sede, a atualização nos meios de comunicação e a continuidade dos projetos do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) para seguir com o desenvolvimento do esporte foram os conceitos trabalhados após a Comodoria assumir o seu mandato, no início de 2019.

Novos desafios surgiram com a pandemia de COVID-19. A partir disso, o equilíbrio financeiro e a manutenção do patrimônio do Jangadeiros surgiram como as metas subsequentes em meio a maior pandemia sanitária mundial. Apesar das dificuldades, uma das principais conquistas na história do CDJ surgiu durante o período de isolamento: o Clube dos Jangadeiros tornou-se o primeiro clube de vela autossustentável em energia no Brasil.

Por isso, com o objetivo de relembrar as ações realizadas durante a gestão 2019/2021, esta matéria especial vai mostrar e destacar como foi o trabalho realizado durante o período. A Comodoria do Clube dos Jangadeiros foi composta pelo Comodoro Pedro Pesce, o Vice-Comodoro Administrativo, Luiz Fernando Schramm, o Vice-Comodoro de Obras, Jorge Bastian, o Vice-Comodoro de Esportes, Francisco Freitas, e o Vice-Comodoro de Marketing e Desenvolvimento, Alexandre Gadret. Além disso, também é importante destacar as amplas iniciativas promovidas por cada um dos diretores e lideranças da gestão no período.

Abaixo, confira a mensagem do Comodoro Pedro Pesce e, a seguir, relembre o trabalho realizado pela Comodoria dos Jangadeiros.

MENSAGEM DO COMODORO

Caros associados,

A seguir, nos próximos parágrafos desta matéria especial, vocês vão poder acompanhar os resultados dos esforços realizados pela nossa equipe durante pouco mais de dois anos em que assumimos a gestão da Comodoria do Clube dos Jangadeiros.

Nossa missão sempre foi em total compromisso com nosso clube, oferecendo ações que elevaram a sua grandeza em suas quase oito décadas repletas de conquistas, histórias e, acima de tudo, a sua consolidação como um dos principais clubes náuticos do País. Além disso, trabalhamos pensando no futuro de cada um dos nossos associados, buscando soluções para trazer benefícios em prol da sede e, ao mesmo tempo, querendo deixar um legado para as próximas gerações que estão por vir através de iniciativas que visam a qualidade dos serviços prestados, a sustentabilidade de nossa sede e investimento em inovação e melhorias para trazer o que há de melhor a fim de garantir o bem estar, a qualidade de vida e o conforto a todos.

Claro que não podemos esquecer o quão importante foi a colaboração dos sócios nos últimos dois anos, período marcado pela pandemia. Mesmo com as dificuldades que surgiram ao longo do caminho, nossos associados estiveram ao nosso lado, cooperando, ajudando a manter a grandeza de nossa história e, por isso, não temos palavras para agradecer o apoio de cada um.

Com esse balanço da gestão, nosso objetivo é mostrar que mesmo com os grandes desafios, mantivemos o nosso foco e determinação para trabalhar e oferecer um clube cada vez melhor, além de garantir a transparência das ações realizadas durante o período.

Estamos na contagem regressiva para chegar aos 80 anos de história do clube dos Jangadeiros, unindo a trajetória vitoriosa do passado, a capacidade de superar as adversidades e trazer inovações no presente e o pensamento de garantir um futuro melhor. Mais uma vez, agradeço a colaboração e união de todos!

Quero agradecer a todos que participaram desta gestão e que de uma forma ou de outra contribuíram para que conseguíssemos chegar até onde estamos hoje. Nominalmente agradeço a: Luiz Fernando Schramm Pereira, Francisco Freitas, Jorge Vasconcellos Bastian, Alexandre Alvarez Gadret, Adriano Kneipp, André Halbig, André Serafini, Antônio Joaquim Machado, Aristóteles Bourcheid, Artur Pereira Filho, Caio Pantoja, Carlos Humberto Goidanich, Cleonice Bourscheid, Cristian Yanzer, Dieter Brack, Jorge Fleck, Jurandir Simões Filho, Leonardo Santanna, Luiz Francisco Gerbase, Paulo Tupinambá, Marcelo Dutra, Maximilia de Paula, Ricardo Henning, Roberto Grunner, Vanda Vier e também à Mário Roberto Arantes Dubeux, Aleksander Saebin de Vasconcellos, Carlos Henrique De Lorenzi, Elias de Souza Eberhardt, Eloisa Endres, Glaucia Segabinazi, João Emílio Mendes de Vasconcellos, Pedro Boletto e Ricardo Zuwick. Sei que muitos mais contribuíram de maneira significativa neste período, mas seria impossível citar todos estes que de uma forma ou de outra contribuíram para o sucesso deste trabalho.

E preciso destacar também a essencial participação de nossa gerente, Christina Pinho Silveiro e toda equipe profissional do Clube dos Jangadeiros, essenciais para que consigamos fazer nosso clube cada vez melhor.

 


Pedro Antônio Pereira Pesce
Comodoro do Clube dos Jangadeiros

 

• ADMINISTRAÇÃO DO CLUBE E EQUILÍBRIO FINANCEIRO
(Vice-Comodoria Administrativa)

O primeiro ano da administração do clube foi marcado pelo gerenciamento positivo do caixa do Jangadeiros, com a chegada de novos associados e atividades que trouxeram um bom retorno financeiro para o Jangadeiros. Porém, no ano de 2020, equilibrar as contas do CDJ durante a pandemia foi a principal missão da Vice-Comodoria Administrativa.

Chegada de novos sócios marcou o início da gestão da Vice-Comodoria Administrativa.

Com o isolamento social imposto pela situação que afetou o mundo, o jeito foi encontrar alternativas que mantivessem o equilíbrio financeiro do clube e, ao mesmo tempo, garantir a manutenção da sede e investir o capital em inovações para garantir a modernização do clube. E foi exatamente assim que o trabalho foi realizado.

Ações como o desconto oferecido para o pagamento da mensalidade foram essenciais para garantir a manutenção do quadro social do CDJ, além da iniciativa de conceder desconto nos alugueis para que as empresas que utilizam espaços locados na sede pudessem seguir com suas atividades. Apesar de haver uma alta taxa de inadimplência devido a pandemia, estas estratégias foram fundamentais para seguir com o caixa em dia durante os últimos meses.

Estratégias realizadas durante a pandemia foram essenciais para garantir o equilíbrio financeiro.

“O ano de 2020 foi extremamente difícil para todos os segmentos. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos adequar nosso clube a essa realidade e vencemos mais essa etapa, inclusive com reservas de verbas para investimentos em 2021”, detalha o Vice-Comodoro Administrativo Luiz Fernando Schramm.

Outro ponto essencial para garantir o equilíbrio financeiro foi a campanha #JuntosPeloJanga, realizada durante o ano de 2020. Com a contribuição dos associados na ação, que visava a modernização dos banheiros da Ilha dos Jangadeiros, foi possível angariar parte dos recursos necessários para a realização da obra. Além disso, não podemos esquecer de destacar a contribuição espontânea dos Sócios Jubilados, que são fundamentais e de extrema importância para manter o clube com a excelência adquirida em sua história. Essa colaboração é sempre valorizada e reconhecida pela Comodoria como um ato de contribuição para o investimento na evolução na infraestrutura do Jangadeiros.

• PIONEIRISMO NA SUSTENTABILIDADE E MODERNIZAÇÃO DA SEDE
(Vice-Comodoria de Obras)

Um dos principais feitos garantidos no setor de Obras e Patrimônio foi consolidar o Jangadeiros como o primeiro clube de vela autossustentável em energia no Brasil. O investimento na instalação das placas fotovoltaicas foi pensado desde os primeiros dias em que a Comodoria assumiu o seu mandato.

O projeto, que foi desenvolvido pela Engie Brasil, empresa especializada em energia renovável, tinha como o principal objetivo o de garantir a redução de custos, investir na sustentabilidade e preservar o meio ambiente. O sistema de geração de energia solar já está concluído e operando 100% através das placas instaladas no pavilhão das lanchas, na Ilha. Tudo isso realizado com planejamento e muito trabalho, pensando nas gerações futuras e no desenvolvimento do clube.

Placas de geração de energia solar foram o destaque de investimento em sustentabilidade realizado pela gestão.

         

 Além das placas de energia solar, outra obra importante foi a dos banheiros da Ilha dos Jangadeiros. Primeiro foram os banheiros do pavilhão de monotipos, totalmente reformados para atender melhor os atletas e alunos da Escola de Vela Barra Limpa com investimento em modernidade e produtos de alta qualidade.

Banheiros dos Monotipos recebeu reforma geral.

Em sequência, foi a vez da reforma dos banheiros localizados no restaurante da Ilha. Através dos recursos recebidos pela campanha #JuntosPeloJanga, a obra de modernização do espaço foi realizada com a colaboração dos sócios, em um projeto realizado pelo arquiteto Antônio Joaquim Machado, que contou com o apoio da Axelrud Arquitetura e Assessoria e também da Roca, líder mundial na produção de soluções para banheiros.

Reforma dos banheiros do restaurante da Ilha contou com o apoio dos sócios, através da campanha #JuntosPeloJanga.

Finalização do PRAD (Programa de Recuperação de Área Degradada)

Através da contribuição do sócio Aristóteles Bousrcheid, foi concluído com sucesso o processo do Programa de Recuperação de Área Degradada, o PRAD.

Este processo teve início em 2012, tendo atravessado várias gestões e sendo finalizado na gestão 2019/2021, fazendo com que o clube esteja em dia com suas obrigações e podendo seguir tranquilamente nas suas atividades na parte ambiental.

Conclusão do PRAD foi uma das grandes conquistas da gestão 2019/2021.

Para contextualizar o tema:
O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas (PRAD) é um instrumento de planejamento das ações necessárias visando à recuperação da vegetação nativa, o qual deve apresentar o diagnóstico ambiental da área, os métodos e técnicas a serem utilizados e prever cronograma de implantação e monitoramento das ações.

Durante o andamento do processo, o sócio, engenheiro civil e diretor da Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, Aristóteles Bourscheid participou das audiências, dedicando seu tempo e expertise a serviço do Clube dos Jangadeiros, de forma totalmente voluntária, pelo amor que sempre dedicou ao clube. O Clube assumiu os compromissos compensatórios do PRAD, que foram realizados com sucesso, culminando no encerramento do processo em 2020. Para ilustrar ainda mais o resultado deste programa, nosso sócio Cláudio Oliveira, detectou a presença de aproximadamente 60 espécies diferentes de aves em nossa ilha através de belos registros fotográficos. Outro exemplo consagrado de sua contribuição pessoal o licenciamento dos molhes do clube no Ministério da Marinha em gestões anteriores.

Confira abaixo mais algumas das ações da Vice-Comodoria de Obras:

MANUTENÇÕES E OBRAS

  • Reforma do trator de cortar grama, com troca do motor
  • Manutenção geral do trator Agrale
  • Manutenção geral de todas as máquinas de cortar grama e sopradores
  • Reforma geral do trator John Deere
  • Troca das cintas do guincho
  • Reforma da bacia de contenção do tanque de combustível do posto do clube
  • Reforma dos barcos infláveis
  • Troca de baterias dos barcos do clube
  • Reforma geral do barco Leopoldo Geyer
  • Retirada com corte de estacas velhas dos boxes dos trapiches, com uso de mergulhador
  • Compra de estacas novas para os boxes dos trapiches
  • Substituição de telhas quebradas no pavilhão de monotipos
  • Troca de encanamentos na piscina
  • Conserto do trapiche da escola de vela
  • Colocação de corrimãos na EVBL e na sede da ilha
  • Colocação de novos extintores em todas as áreas do clube (PPCI)
  • Plantio de 160 árvores e nivelamento de solo em áreas do aterro (PRAD)
  • Reforma geral dos banheiros e vestiários da ilha, com reformulação do layout e acesso
  • Reforma da estrutura do telhado do pavilhão do porto, com troca parcial do telhas
  • Impermeabilização das calhas dos pavilhões de lanchas.
  • Ampliação da rampa do Kitesurf.
  • Construção da plataforma de aproximação do flutuante de atracação temporária entre o trapiche I e II.
  • Pintura dos trapiches de concreto e demarcações amarelas.
  • Pintura das faixas de segurança, demarcações amarelas e quebra molas.
  • Pintura da Ponte
  • Pintura da externa da Genoa e paredes no estacionamento do continente.
  • Pinturas das alvenarias dos pavilhões de lanchas.
  • Pintura da estrutura metálica dos pavilhões das lanchas.
  • Impermeabilização das calhas de alvenaria no pavilhão das lanchas.
  • Reparos do telhado dos Monotipos.
  • Reparos do telhado do Estaleiro e estrutura de madeira.
  • Reforma dos bancos de madeira das churrasqueiras ao ar livre.
  • Reparos no passeio de pedras de acesso aos trapiches.
  • Reparos do asfalto da estrada da Ilha.
  • Reparos no telhado da EVBL.
  • Reforma das aberturas de madeira do Salão Jangadeiro.
  • Pintura do Salão Jangadeiro.
  • Troca do Piso do Salão Jangadeiro para melhorar a limpeza.
  • Reforma da churrasqueira do Salão Jangadeiro.
  • Pintura do Salão gourmet.
  • Troca do forro de madeira de Madeira por PVC no Salão Gourmet.
  • Trocas dos tampos das mesas quadradas do Salão Gourmet.
  • Trocas dos tampos das mesas de apoio que estão no almoxarifado.
  • Conclusão da reforma do Barco Leopoldo Geyer.
  • Iniciada a reforma interna do Barco Luan e vedação do Convés.
  • Pintura no Bate Estaca.
  • Manutenção no trapiche flutuante de concreto com limpeza abaixo da linha da agua, reparos nas rachaduras do concreto e pintura geral.
  • Reforma geral no banheiro do Porto.
  • Reforma no piso e pinturas da secretaria do porto.
  • Pinturas e melhorias na sala de rádio.
  • Melhorias gerais nos Infláveis do Porto.

INVESTIMENTOS

  • Implantação de uma usina de geração de energia elétrica através de placas fotovoltaicas
  • 01 motor de centro Yanmar 29 HP- Diesel
  • 02 conjuntos de sofá, 01 mesa de centro, 02 poltronas para o deck junto ao restaurante
  • 01 fogão a gás com forno extra para o Espaço Gourmet

• DESENVOLVIMENTO NA VELA, CONQUISTAS E MODERNIZAÇÃO NA ESCOLA DE VELA BARRA LIMPA
(Vice-Comodoria de Esportes)

O esporte a vela no Clube dos Jangadeiros sempre foi motivo de muito orgulho devido a história construída desde a sua fundação. E é exatamente com esses princípios semeados no inicio da trajetória da vela do Clube dos Jangadeiros que a Vice-Comodoria Esportiva assumiu o compromisso de seguir escrevendo a bons ventos de sucesso na vela. A gestão iniciou sob a administração de Mário Dubeux, velejador da classe Hobie Cat 16 que, infelizmente, precisou se afastar do cargo. Comandante do veleiro San Chico 3, Francisco Freitas assumiu o posto de Vice-Comodoro de esportes.

Além de promover as tradicionais Copa Cidade de Porto Alegre e o Troféu Cayru de Vela de Oceano, o Clube dos Jangadeiros sediou o Campeonato Sul-Americano de 470, logo no início de 2019. Os atletas da Flotilha da Jangada, JangaStorm (Vela Jovem), da Flotilha de Snipe e também do Hobie Cat seguiram a tradição de representar com muita garra a bandeira do CDJ e garantir conquistas expressivas para o esporte no clube. E na vela de Oceano não poderia ser diferente: as participações nos tradicionais campeonatos da classe, Cruzeiraços e Velejaços mostraram que as embarcações do Jangadeiros mantêm a série de conquistas que levaram o nome do clube como um dos principais no meio náutico. Não podemos esquecer do crescimento da Flotilha de KiteSurf, que reúne os velejadores na Ilha dos Jangadeiros para a prática do esporte e segue crescendo cada vez mais.

Copa Cidade de Porto Alegre (foto acima) e Campeonato Sul-Americano de 470 (foto abaixo)  foram as primeiras competições realizadas durante a gestão.

Ainda em 2019, o Clube dos Jangadeiros sediou o Campeonato Mundial de IOM, competição com os veleiros rádio controlados que reuniu mais de 75 competidores de 25 países e se consolidou com um evento de sucesso realizado na Ilha dos Jangadeiros. Para fechar o ano, as regatas de aniversário encerraram o calendário da vela no clube e reuniu as tripulações gaúchas para celebrar os 78 anos do CDJ.


Jangadeiros foi o primeiro clube a sediar o Mundial de IOM na América do Sul. Foto: Dieter Brack

A nova gestão também foi marcada por uma grade evolução na flotilha de Vela Jovem do Clube dos Jangadeiros. O grupo que conta com os atletas das classes 29er, Laser Radial, Laser Standard e iQFoil garantiu diversas conquistas nas competições e ganhou uma nova marca e logotipo: O JangaStorm.

A ideia do nome surgiu através de uma brincadeira feita entre o velejador João Emilio Vasconcellos e os velejadores do grupo e o logotipo, produzido pela Dom Design, foi criado com o objetivo de “mostrar que o Clube dos Jangadeiros não tem flotilhas isoladas, mas um time de velejadores de competição velejando em diversas classes após a fase de Optimist”, como destacou o Diretor de Vela Jovem, Jurandir Simões.

Junto com a nova marca, também foram implementados o regimento e o regramento da flotilha, além de novas metodologias de acompanhamento dos treinos como iniciativas que agregaram para a melhor administração do grupo, visando o desenvolvimento dos velejadores e criando um legado para às próximas gerações da vela.


O JangaStorm é a nova marca da Vela Jovem do Clube dos Jangadeiros.

Com a chegada da pandemia, 2020 foi marcado pela paralisação dos eventos e das competições náuticas em todo mundo. Para se reinventar diante desta situação, lives com a temática de vela (seja de oceano, monotipos ou cruzeiro) foram realizadas para manter a essência do esporte durante o período de isolamento. Porém, em outubro daquele ano, a volta dos campeonatos trouxe muita alegria a todos, e o Troféu Cayru 2020 retomou as regatas nas águas do Guaíba. A tradicional competição foi realizada seguindo todos os protocolos de prevenção ao COVID-19 e contou com uma novidade: a cerimônia de premiação foi promovida a bordo, com todas as tripulações em seus barcos, em uma iniciativa que reuniu os velejadores gaúchos novamente.


Registro da cerimônia de premiação a bordo do Troféu Cayru 2020.

O ano de 2021 foi marcado pela realização de duas grandes competições que reuniram os principais atletas do Brasil no Clube dos Jangadeiros. Em fevereiro, o Campeonato Brasileiro de 29er contou com a participação das grandes duplas da classe nas águas do Guaíba e foi conquistada pela dupla Vinicius Koeche e Gabriel Simões, do CDJ. Ainda no mês, o clube sediou a Seletiva de Optimist 2021, competição que definiu a equipe brasileira que disputará as competições internacionais da classe. Os eventos seguiram todos os protocolos de prevenção e tiveram um feedback positivo quanto à organização, instalações e realização.


Atletas que disputaram o Campeonato Brasileiro de 29er no Jangadeiros.



Seletiva de Optimist reuniu grandes nomes da classe no Brasil.

O destaque também ficou por conta dos eventos promovidos pela Diretoria de Cruzeiro do Clube dos Jangadeiros. Além da tradicional Regata da Lua Cheia, o Cruzeiraço de Outono até a Praia do Tranquilo reuniu 40 embarcações e mais de 100 convidados para uma tarde confraternização e alegria. Também foi promovido um Cruzeiraço rumo até as Areias Brancas, em um luau com música e bate-papo que contou com homenagens aos Cruzeiristas. Por fim, as batimetrias realizadas pelo Comandante Cristian Yanzer, do veleiro Vikyng, foram de extrema importância para contribuir com a navegação nas águas gaúchas e manter atualizado os dados das regiões onde foram feitos os levantamentos.

 

Cruzeiraço na Praia do Tranquilo garantiu uma tarde de confraternização entre as tripulações dos clubes náuticos.

Projetos do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC)

Enquanto os velejadores seguem levando a bandeira do Jangadeiros nos eventos e competições da vela, o trabalho de desenvolvimento no esporte e na formação de novos atletas segue firme e forte. Através dos projetos do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), novos equipamentos e materiais chegaram no clube para agregar ainda mais com o incentivo à vela.


Alguns dos materiais recebidos através dos projetos do CBC, que são essenciais para seguir o trabalho de desenvolvimento a vela e formação de atletas.


Novos botes (imagem acima), motor e mastros (imagens abaixo) foram alguns dos materiais recebidos através do edital de Projetos nº 07/2017 do CBC.

                                                    

Escola de Vela Barra Limpa

A Escola de Vela Barra Limpa seguiu a sua tradição de pioneirismo no ensino de velejar, que há mais de 45 anos encanta a todos que querem aprender o esporte a vela. Após um 2019 com as atividades na entidade, 2020 marcou o início de um trabalho que tinha o objetivo de trazer a modernidade, inovação e novas ideias para a EVBL.

Parceria com a Nautos trouxe materiais de qualidade para a Escola de Vela Barra Limpa.

Mesmo com a pandemia, a força-tarefa realizada pela Diretora Sabrina Crespo e a sócia Karin Goidanich, que presta o serviço de assessoria voluntária, buscou traçar novas metas baseado nas iniciativas de:
– Buscar a qualificação dos produtos e serviços ofertados pela EVBL.
– Buscar a auto sustentabilidade da EVBL.
– Consolidar a imagem da EVBL no Clube dos Jangadeiros, como um espaço de ensino da prática de iatismo, preparação de novos atletas e busca de novos associados para o clube.

A manutenção geral e limpeza de toda a sede foram as primeiras iniciativas a serem realizadas antes do retorno às aulas em 2020. Além disso, foram adotados protocolos essenciais para garantir o retorno dos alunos com a máxima segurança e proteção à saúde de todos.

CLIQUE AQUI E CONFIRA NO YOUTUBE OS PROTOCOLOS DA EVBL

Também foi aprovado o novo regimento interno da instituição e criado o Conselho Consultivo, responsável por aprovar as metas anuais para a EVBL; aprovar o Plano de Ação Anual da EVBL, aprovar o Relatório Anual da EVBL; participar das reuniões semestrais do Conselho; e acompanhar a execução do plano de ação aprovado, fazendo observações caso algo não esteja em conformidade com o plano aprovado.


Reunião do Conselho Consultivo da Escola de Vela Barra Limpa.

Confira abaixo como foi a participação do Jangadeiros em eventos náuticos:

PARTICIPAÇÕES EM CAMPEONATOS

CLASSE OPTIMIST

 

Campeonatos 

Local 

Mês 

Barcos CDJ

Campeonato Brasileiro Estreantes  Veleiros do Sul  jan/20 

6

Campeonato Brasileiro Veteranos  Veleiros do Sul  jan/20 

7

Seletiva de Optimist  I.C Santa Catarina  mar/20 

6

Campeonato Brasil Centro  I.C Rio de Janeiro  dez/20 

9

Campeonato Norte Nordeste  Maria Farinha  nov/20 

0

Campeonato Sulbrasileiro  I.C.Santa Catarina  nov/20 

14

CLASSE 29er 

 

Campeonatos 

Local 

Mês 

Barcos CDJ

Campeonato Brasileiro Interclubes  I.C. Rio de janeiro  jan/20 

4

Copa da Juventude  I.C. Rio de janeiro  fev/20 

4

Copa Brasil de Vela Jovem  Marina da Glória  dez/20 

5

CLASSE SNIPE 

 

Campeonatos 

Local 

Mês 

Barcos CDJ

Campeonato Brasileiro  Bahia  jan/20 

3

CLASSE LASER 

 

Campeonatos 

Local 

Mês 

Barcos CDJ

Brasileiro Classe Radial  Brasilia  jan/20 

6

Copa da Juventude  Rio de Janeiro  fev/20 

4

Copa Brasil de Vela Jovem  Marina da Glória  dez/20 

3

Brasileiro de Interclubes Ls Radial  Rio de Janeiro  fev/20 

3

CLASSE RS:X 

 

Campeonatos 

Local 

Mês 

Barcos CDJ

Brasileiro de Interclubes  Rio de Janeiro  fev/20 

1

CLASSE WINDFOIL

 

Campeonatos 

Local 

Mês 

Barcos CDJ

Copa Brasil de Vela  Rio de Janeiro  dez/20 

2

 CAMPEONATOS REALIZADOS PELO CDJ – 2020 

 

Campeonatos 

Data

Estadual de Monotipos 

nov/20

 

Regatas tradicionais 

Data

Troféu Cayru de Vela de Oceano 

out/20

 

CLASSE OPTIMIST

Campeonatos Local Mês Barcos CDJ
1 Campeonato Brasileiro Op.Estreantes Escola vela Ilhabela jan/19 5
2 Campeonato Brasileiro Op.Veteranos Escola vela Ilhabela jan/19 7
3 Seletiva de Optimist I.C. Espirito Santo fev/19 4
4 Campeonato Brasil Centro I.C. Brasilia jul/19 5
         
6 Campeonato Sulbrasileiro Veleiros do Sul dez/19 14
CLASSE 29er
Campeonatos Local Mês Barcos CDJ
         
2 Copa da Juventude Veleiros do Sul fev/19 4
3 Copa Brasil Vela Jovem I.C. Brasilia out/19 3
4 Campeonato Sulamericano I.C. Rio de Janeiro abr/19 4
CLASSE SNIPE
Campeonatos Local Mês Barcos CDJ
1 Camp. Brasileiro Snipe Y.C. Paulista jan/19 4
2 Campeonato Sulbrasileiro Snipe Ilhabela set/19 3
3 Campeonato Mundial de SNIPE Ilhabela jul/19 4
 

CLASSE LASER

Campeonatos Local Mês Barcos CDJ
1 Camp. Brasileiro Laser Radial C.N. Charitas jan/19 2
         
3 Copa da Juventude Laser Radial Veleiros do Sul mar/19 3
4 Copa Brasil de Vela Jovem I.C. Brasilia out/19 2
5 Campeonato Mundial Radial Masculino Japao jul/19 1
6 Camp. Sulbrasileiro Laser Radial I.C. Santa catarina nov/19 5
 

CLASSE 470 M/F

Campeonatos Local Mês Barcos CDJ
1 Sulamericano 470 CDJ mar/19 2
2 Campeonato Mundial Japao ago/19 1
3 Troféu Princesa Sofia Espanha abr/19 1
4 Semana Olímpica de Hyeres Hyeres, França jun/19 1
             
Campeonatos Local Mês Barcos CDJ
1 Campeonato Sul-Brasileiro Veleiros do Sul mar/19 4
2 Campeonato Brasileiro João Pessoa set/19 5
 

CLASSE RS:X

Campeonatos Local Mês Barcos CDJ
1 Campeonato Sulamericano Buzios mai/19 2
2 Copa da Juventude Porto Alegre fev/19 1
2 Campeonato Brasileiro João Pessoa set/19 5

• NOVOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, CRESCIMENTO NAS REDES SOCIAIS E CRIATIVIDADE NA PANDEMIA
(Vice-Comodoria de Marketing e Desenvolvimento)

Inovação, criatividade e novas formas de comunicação foram alguns dos conceitos trabalhados pela Vice-Comodoria de Marketing e Desenvolvimento durante a gestão. Com a contratação da Camejo Estratégias em Comunicação, nova assessoria do clube, e um profissional locado na sede e dedicado exclusivamente às coberturas de eventos do Jangadeiros, o setor de Comunicação e Marketing trabalhou para oferecer condições para que a divulgação das ações fosse feita nas diferentes plataformas disponíveis, atingindo assim o maior público possível e garantindo maior visibilidade para o CDJ.

Uma formalização da identidade visual e um novo manual de comunicação foram as principais iniciativas realizadas logo no início do trabalho, buscando trazer modernidade para o clube. Além disso, a parceria com as Diretorias da gestão garantiu a promoção de novos eventos que foram exemplos de sucesso de público e feedback, tais como o Janga Sail Talks, Jantar Temático, palestras, eventos musicais e culturais e festas na Ilha dos Jangadeiros.

Com a parceria das Diretorias, eventos sociais tiveram sucesso entre associados e convidados.





Nos eventos já consolidados, como a Copa Cidade e o Troféu Cayru, a iniciativa foi trazer confraternizações e ações que agregassem um público ainda maior nestas atividades. Para isso, foi promovido um festival com food e beer trucks nestes eventos, proporcionando um ambiente de happy hour antes, durante e depois das regatas.   

                                   
Parceria com Food e Beer Trucks garantiu a confraternização em eventos no Jangadeiros.

E as iniciativas para trazer novidades aos associados não pararam por aí: além da implementação da abertura de estacionamento para não sócios mediante pagamento, foi criado e implantando os contatos via WhatsApp, a fim de facilitar a comunicação entre clube e associado, oferecendo uma dinâmica ágil no atendimento. Também foi criado o brechó náutico, para abrir um espaço de troca, venda e compra de peças náuticas e, por fim, foi implementada a loja de conveniência autônoma Onii, gerando conforto aos sócios e receita ao clube. 

Loja Onii oferece conveniência e comodidade aos sócios na Ilha dos Jangadeiros.

Outro destaque da gestão foi o trabalho realizado com o fechamento de patrocínios para os eventos promovidos no Jangadeiros, capitalizando o clube e criando vínculo com os parceiros para as seguintes atividades. Grandes marcas e empresas estiveram presentes em inúmeros eventos promovidos pelo CDJ.

Lona de divulgação da Copa Cidade com os patrocinadores que apoiaram o evento.

Ao todo, ao longo de 2019, foram produzidos mais de 460 materiais entre notícias, notas, comunicados, avisos de regatas, reportagens especiais e resultados de regatas; 58 newsletters semanais criadas e enviadas; e mais de 290 cards e 135 stories desenvolvidos para as redes sociais do clube. Por falar em redes sociais, novidades como o novo canal no YouTube com diversos conteúdos e o perfil do Jangadeiros no Spotify acrescentaram-se aos meios de comunicação do clube com os associados.

Edições do Janga Sail Talks foram destaque de público e participações especiais no Jangadeiros.

Em 2020, a suspensão do calendário de eventos devido à pandemia fez com que a comunicação precisasse se reinventar diante dos novos desafios. Com isso, a criatividade e a interatividade foram essenciais para manter os canais do clube ativo durante o período de isolamento social. O Janga Sail Talks, por exemplo, ganhou uma versão em formato de live, com transmissões variadas que garantiram uma boa média de expectadores. Também foram criados materiais que buscavam a participação dos sócios nas redes por meio de quis, questionários e até mesmo conteúdos que promovessem os associados, tais como o Cruzeirista da Semana e o 1Atleta5Dicas. O programa Navegando na Cultura, apresentado pela Diretora Cultural Cleonice Bourscheid, também destacou os associados que são identificados com as atividades relacionada à cultura, em um bate-papo especial que recebeu convidados semanalmente e foi transmitido nas redes sociais do Jangadeiros.

Sócio e escritor, Alcy Cheuiche foi um dos convidados especiais do programa Navegando na Cultura.

Abaixo, confira os números da Vice-Comodoria de Marketing e Desenvolvimento.

• 890 materiais entre notícias, notas, comunicados, avisos de regatas, reportagens especiais e resultados de regatas;
• 116 newsletters semanais criadas e enviadas;
• 530 cards e 343 stories desenvolvidos para as redes sociais do clube;
• 17 lives para Facebook e Youtube;
• 3 vídeos institucionais de altíssima qualidade de produção;
• 15 vídeos para rede social;
• 1136 postagens nas redes sociais do clube do Jangadeiros;
• 57 artes de lonas enviadas para a gráfica e instaladas nos espaços do clube;
• 113 artes para certificados de eventos;
• 13 artes de banners para o site do clube;
• Artes para cartões de visita;
• Novo site do clube
• Ativação plena das Redes Sociais.
• Nova assessoria de comunicação – Camejo Comunicação
• Criação do Calendário integrado do clube
• Mutirão no mailing da Newsleter Semanal
• Criação de novos eventos / ações:
• Janga Sail Talks / Exposição Fotográfica / Happy Hour / Feira Open Design
• A implementação da loja de conveniência autônoma Onii, gerando conforto aos sócios e receita ao clube.

• 190 veiculações registradas na mídia

• Mais de R$ R$ 38.961,362,00 em inserções na mídia