AJUDA / ENVIOS
LIMITES DE ENVIO
Cada cliente está configurado com um limite diário de mensagens enviadas. Quando este limite é atingido, o envio é suspenso, adquirindo o status de Limite Excedido. Uma mensagem na HOME avisa o usuário que isto ocorreu. Porém o envio será recomeçado automaticamente na virada para o dia seguinte, sem a necessidade de nenhuma ação por parte do usuário, pois esta rotina é automática.
O cliente poderá conferir seu limite disponível para o dia corrente no item MINHA CONTA do menu.
COMO ENVIAR UMA CAMPANHA IMEDIATAMENTE
Em ENVIOS > ENVIAR JÁ
Siga a sequência:
1. Selecionar o remetente e clicar em Próximo.
2. Selecionar a categoria da campanha a ser enviada.
3. Selecionar a campanha a ser enviada (as campanhas da categoria escolhida são listadas em ordem cronológica decrescente de sua criação) e clicar em Próximo.
4. Selecionar Agrupamento – esta etapa só aparece caso haja algum Agrupamento criado (os grupos participantes do Agrupamento são automaticamente marcados - ver mais sobre isto no item GRUPOS da Ajuda) e clicar em Próximo.
5. Selecionar os grupos para os quais quer enviar a campanha e clicar em Próximo.
6 Verificar os dados escolhidos para o envio e clicar em Iniciar Envio.
Após a confirmação de que o comando de envio foi feito com sucesso (cerca de 10 a 15 segundos), as etapas seguintes são feitas em background, diretamente no servidor, não havendo necessidade de aguardar com o navegador aberto na página.
Você poderá verificar o status de envio através do PAINEL DE CONTROLE (ver mais informações no seu item específico, a seguir).
COMO AGENDAR UMA CAMPANHA PARA DATAS POSTERIORES
Em ENVIOS > AGENDAR ENVIOS
Você pode agendar um ou mais envios (até 10 simultaneamente) para datas e horarios posteriores, desde que tanto a CAMPANHA quanto os AGRUPAMENTOS e GRUPOS que irão receber a receber sejam os mesmos para todos os envios agendados.
A sequência a ser seguida é praticamente a mesma da utilizada para o envio imediato, apenas com a adição de mais um passo a ser cumprido:
- Definir a data e a hora do(s) envio(s)
Neste caso, você também poderá verificar o status de todos os envios agendados através do PAINEL DE CONTROLE (ver mais informações no seu item específico, a seguir).
PAINEL DE CONTROLE
Em ENVIOS > PAINEL DE CONTROLE
Aqui são listados todos os envios realizados ou agendados, ordenados em ordem cronológica decrescente, com informações gerais e seu status (ver item específico sobre os diversos status que um envio pode ter).
Informações básicas sobre o envio pode ser vistas ao clicar-se sobre o ícone Visualizar correspondente.
As informações completas, com os relatórios de visualização, cliques, bounce e opt-ou deverão ser conferidas em RELATÓRIOS > DESEMPENHO (ver mais no item específico – RELATÓRIOS – na Ajuda).
STATUS DE ENVIO
Os envios tem vários status possíveis, que são usados para o usuário verificar em qual ponto exato os seus envios de encontram:
- Aguardando fila – envio agendado para data posterior. Os envios são enfileirados apenas na hora efetiva de sua execução, para manter a base o mais atualizada possível para aquele momento.
- Aguardando envio – primeiro status de envio imediato e status posterior ao Aguardando envio no caso dos agendados.
- Enfileirando – status dos envios em fase de enfileiramento, imediatamente ao início do envio em si.
- Enviando – sinaliza envio em andamento. O número de mensagens enviadas pode ser visualizadas no decorrer do envio clicando-se no ícone de recarregar existente na conta inferior esquerdo da listagem.
- Finalizado – significa que o envio foi todo realizado.
- Pausado – sinaliza que o envio foi pausado pelo usuário.
- Cancelado – sinaliza que o envio foi Cancelado pelo usuário.
- Limite excedido – significa que o limite diário estabelecido foi alcançado e que o envio ficará aguardando o dia seguinte para ser continuado (esta rotina é automática, não havendo nenhuma necessidade de ação por parte do usuário).
- Falha de conexão – quando ocorre uma falha de conexão entre o sistema e todos os servidores SMTP que realizam os envios. Neste caso entre em contato com o nosso atendimento pelo e-mail: contato@facilitta.com.br
- Aguardando o reenvio – status de envios pausados, com limite excedido ou com falha de conexão constatados.
COMO PAUSAR, CONTINUAR OU CANCELAR UM ENVIO
Nos detalhes de cada envio o usuário pode:
- Pausar um envio em andamento (para começar outro envio, que deve ser enviado antes da finalização deste).
- Continuar o envio (para recomeçar um envio pausado).
- Cancelar o envio (parando o envio em andamento, descartando da fila as mensagens ainda não enviadas, ou mesmo descartando todas as mensagens no caso de envio com data futura.)